Mazzaropi para mais 100 anos
--2012/07/27
Amácio Mazzaropi completou 100 anos na segunda-feira, dia 09 de abril. Seus textos, seus personagens, suas filmagens, marcaram a história do cinema nacional.
Mostravam o cotidiano. Os homens simples, as cenas do dia a dia, tudo o que fazia rir, mas de uma maneira não pesada, e fazia pensar também. Ao registrar o cotidiano, Mazzaropi expunha as contradições da sociedade. Quer mais crítica social do que "Tristeza do Jeca" ou "Nadando em Dinheiro"?
Retrato do Brasil
Mazzaropi foi um autodidata: não tinha educação formal. Seu conhecimento se fundamentava na experiência de vida, em viagens e atividades que desenvolveu no circo, no rádio e no cinema. Como artista circense, percorreu vários lugares pelo Brasil, aprendeu com os mais diversos tipos humanos que, depois, representaria em seus filmes. O criador de Jeca Tatu expressa a linguagem deles. Reproduziu em seus filmes um período histórico no qual o Brasil rural começava a dar lugar ao Brasil urbano. Foi uma fase de explosão da migração de um enorme contingente de brasileiros que, com o intuito de se livrar das secas freqüentes e de outras calamidades, se dirigiam aos grandes centros. Essa nova realidade social produz conflitos de identidade, o que Mazzaropi insistentemente explora em seus filmes.
Artista do Povo
Fez 32 filmes, dos quais oito deles como contratado na Companhia Vera Cruz em São Bernardo do Campo – SP, depois criou sua própria produtora, a PAM (Produções Amácio Mazzaropi) e produziu mais 24 filmes.
Montou estúdio próprio em Taubaté-SP, hoje Hotel Fazenda Mazzaropi. Afirmava com orgulho nunca ter precisado de dinheiro público para fazer seus filmes, seu público mantinha suas produções. Assim, relembrar neste artigo ao gênio da simplicidade Mazzaropi, é um convite a repensarmos nossa relação com a cultura em geral; contribui para compreensão da obra desse Artista do Povo como, através dela, podemos entender melhor a alma do povo brasileiro. Sem dúvida, Mazzaropi fornece um retrato do Brasil que, ainda hoje, muitos teimam em não se reconhecer nele.
vagando na net https://www.vagandonanet.com.br/painel/widgets<-->