You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

Rede Wireless - Como se proteger

Rede Wireless - Como se proteger -  Piracaia Mais

--2011/02/04
O sistema de uma rede wireless é muito importante visar à questão da segurança. Muitas redes sem fio são ligadas sem nenhuma preocupação com a segurança de seus dados, tornado esse fato "um prato cheio" para hackers invadir a privacidade dos usuários.

Atualmente a tecnologia Wireless obtém diversos padrões como 802.11 e 802.11i, para segurança nas redes Wi-Fi, a 80211r é padrão para manter a conexão em diferentes áreas de serviços, 802.11, que são as conexões entre wireless internas e externas, como o celular. Nisso entram os protocolos criptografados, a criptografia em uma rede wireless é essencial, pois com ela, os dados que navegam entre o PC e o roteador são simplesmente codificados.
O Já Comparou separou diversos protocolos de segurança e suas características:

WEPO WEP, que significa Wired Equivalent Privacy, que foi o primeiro protocolo de segurança a ser utilizado tanto para segurança nas redes sem quanto com fio. Pertence à família do padrão 802.11, modelo usado por diversos protocolos.

Após diversos estudos sobre o protocolo WEP, para o guia do hardware, encontraram diversos problemas e falhas de segurança, fazendo com que o WEP um pouco abaixo diante aos outros protocolos.

WPA
O Wi-Fi Protected Access, WPA, usa o padrão 802.11i. Suas modalidades de criptografia incluem o uso de TKIP e 802.1X/EAP, além da compatibilidade com o WEP. O protocolo foi lançado em 2003, com intuito de melhorar a segurança das redes wireless, corrigindo alguns erros do WEP. Simplesmente, um upgrade do sistema anterior.

WPA2
O WPA2 é a versão final do WPA. A diferença do WPA para o WPA2 é o sistema de criptografia, na qual o sistema WPA usa o TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) e WEB. Já o protocolo WPA2, é fundamentado em criptografia AES, o Advanced Encryption Standard.

TKIP
O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) foi criado para tentar corrigir erros de segurança do sistema WEP. Para os fundadores do sistema, o padrão 802.11 não seria uma boa solução para a segurança. Ainda os criadores, defendem que o TKIP tem uma proporção a mais que o WEP na qual o TKIP mescla chaves criptografadas por pacote automático, enquanto o WEP abrange uma chave estável, conhecida como "chave temporária". Por outro lado, o WEP suporta senhas criptografadas de 64 bits e 128 bits simultaneamente, enquanto o TKIP usa apenas chaves de 128 bits.

O TKIP tem como objetivo deixar longe os invasores fora do seu sistema, mesmo que o hacker consiga "quebrar" sua chave, a liberação irá durar somente segundos, pois o TKIP aplica uma chave temporária na qual o hacker teria que tentar invadir novamente.

IPsec
O protocolo IPsec ou IP Security Protocol, é um sistema de segurança para ministrar a privacidade do usuário e assegurar dados enviados (como downloads, compartilhamento de IP, uso de torrents). O IPsec tem o intuito de fazer segurança de TCP e UDP, operando em rede.

vagando na net https://www.vagandonanet.com.br/painel/widgets<-->