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Todo mundo sabe: o brasileiro é louco por carros. O problema é que, de acordo com a sabedoria popular, ter um veículo chega a ser tão caro quanto sustentar um filho. Verdade ou não, o fato é que a frota no Brasil não para de crescer.
Reportagem publicada no Estado de S. Paulo 15/10/2012 revela que o Brasil já possui um automóvel para cada cinco habitantes. Atualmente, o Brasil possui 38 milhões de unidades, sendo que em 2004 a indústria automobilística produziu mais de 2 milhões, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Grande parte da produção foi exportada, mas as vendas para o mercado interno cresceram 10,5% em relação ao ano anterior, registrando 1,58 milhões de unidades. Somos a nona maior frota do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Rússia e Espanha. Todo esse conjunto precisa de uma estrutura de estacionamentos, lava - rápidos e oficinas, boas oportunidades para quem deseja começar um negócio.
Na engarrafada São Paulo, por exemplo, de 5,7 milhões de veículos, ocupar por apenas uma hora uma vaga de 12 metros quadrados em um dos 9.000 estacionamentos da capital pode custar R$ 12. De acordo com o Sindepark, o sindicato das empresas do setor, existe atualmente 9.000 garagens, que oferecem um total de 800.000 vagas.
Alugadas a preço de ouro, elas reúnem uma área de 9,6 milhões de metros quadrados, seis vezes maior que o Parque do Ibirapuera. O setor está muito ligado ao ritmo econômico. Se as empresas demitem e há alta dos combustíveis, as pessoas passam a deixar o carro em casa, e o negócio sofre as consequências.
A concorrência no setor é grande. Por isso, é importante conhecer as regiões com maiores carências desse serviço. E atenção: onde o fluxo de automóveis é maior, há sempre espaço para novos estabelecimentos.
O mercado tende a expandir, visto que, na maioria das cidades do Brasil, soluções que contemplem o uso em maior escala de transporte coletivo só virão em longo prazo e, com isso, a frota de veículos só tende a crescer.
O comércio ilegal atrapalha um pouco o segmento, pois não oferece segurança e não paga o que é devido aos funcionários, causando assim uma concorrência desleal com os lugares devidamente legalizados.
Uma boa sugestão na definição do rumo que seu empreendimento vai tomar é encontrar um nicho. É importante especializar-se e, claro, não descuidar das outras competências da gestão.
Conhecer as características dos seus futuros clientes é avaliação essencial para o sucesso do seu empreendimento.
Na vida, a gente sabe que das adversidades podem surgir oportunidades. No mundo dos negócios não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas, algum dia enfrentou dificuldades e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, para depois, fortalecida, apresenta-se competitiva ao concorrente.